Grandezas Informáticas? Nós explicamos
Bom dia,
Pedimos desculpa desde já por não termos publicado mais cedo, mas aqui vai um novo post acerca das grandezas informáticas. Estas grandezas vieram melhorar em muito a utilização de objetos informáticos, como o computador.
A representação digital ou binária da informação é o aspeto que permite utilizar o computador como um processador simbólico. Um dos aspetos essenciais para compreender o funcionamento de um sistema ou aplicação multimédia é perceber como é representada a informação.
O computador trabalha com informações que viajam rapidamente pelo sistema e que precisam de ser manipuladas e guardadas. Para ter uma ideia do espaço que cada informação ocupa utilizam-se as unidades de grandeza para medir esse espaço ocupado.
Para utilizar esses dados, o computador usa os números binários, 0 e 1, ou seja, para armazenar músicas, documentos, imagens e outros dados no computador, é utilizada a representação binária.
Com a popularização do computador e, principalmente, da Internet, houve a necessidade de criar grandezas informáticas para melhorar o desempenho dos computadores e permitir uma melhor compreensão do espaço ocupado por certas aplicações de computador, entre outros. Assim, no nosso dia a dia, estas grandezas informáticas estão presentes em tudo o que é tecnologia e em tudo o que nos rodeia.
Aqui estão algumas das grandezas informáticas mais relevantes:
- Bit - é a menor medida de informação utilizada
- Byte - 1 Byte equivale a 8 bits
- Kilobyte - equivale a 1024 Bytes
- Megabyte - equivale a 1024 Kilobytes
- Gigabyte - equivale a 1024 Megabytes
- Terabyte - equivale a 1024 Gigabytes
- Petabyte - equivale a 1024 Terabytes
- Hexabyte - equivale a 1024 Petabytes
Estas grandezas, por vezes, geram alguma revolta nos consumidores. Um exemplo de uma má redução de KB para bytes é a dos discos rígidos. Quando se compra um disco rígido novo, descobre-se que há menos espaço do que o que diz na embalagem. Assim, por exemplo, num disco rígido de 300 GB mostra que só tem 279,4 GB. O motivo disso acontecer é que no mundo da informática 1 KB = 1024 bytes, e para os fabricantes 1 KB = 1000 bytes.
Espero que tenham gostado e que partilhem e aconselhem outras pessoas a visitar o nosso blogue, pois podem ver que nós falamos de assuntos muito importantes no que toca à tecnologia.
Beijinhos e abraços da Maia e do Ivo, respetivamente.
Comentários
Enviar um comentário