Modelos de cor
"Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Assim, o objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto."
Para isto acontecer é preciso um conjunto de variantes
Pixel - é o menor elemento em um dispositivo de exibição, ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de pixeis formam a imagem inteira.
Profundidade de cor - é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap.
Resolução - A resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo aplica-se igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Quanto mais alta a resolução da imagem, maior é o detalhe da mesma.
Tamanho do ficheiro - corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixels da imagem. Imagens com um número maior de pixels podem reproduzir mais detalhes em um determinado tamanho impresso, mas exigem mais espaço em disco para armazenamento e podem ser mais lentas na edição e impressão
Visto isto abordámos na aula diferentes tipos de modelos de cor.
O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelha,verde e azul. Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos.
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta. O modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano , magenta e amarelo. A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. O modelo CMY baseia-se na forma como a natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto.
O modelo HSV é a conceção intuitiva da técnica utilizada por uma artista ao misturar cores básicas para obtenção de outros tons compostos. A seleção e obtenção de cores no modelo HSV é muito mais intuitiva que nos modelos RGB e CMY. Seu princípio baseia-se no controle dos valores de saturação, tonalidade e valor.
-Tonalidade é a componente que seleciona a "tinta" em uso, sendo controlada pela posição angular de um ponteiro numa roda de cores definida de 0 a 359.
-Saturação é a componente que determina a pureza da cor selecionada em Hue. Todos os tons de cinza possuem Saturation = 0 e todos os Hues puros possuem Saturation = 1.
-Valor regula o brilho da cor determinada por Hue e Saturation. A cor preto possui brilho zero e qualquer valor de Hue ou Saturation. O valor 1 de Value determina uma intensidade pura de Hue+Saturation. A Figura 1 ilustra a representação gráfica deste modelo
O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.
Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.
E assim terminamos o nosso post, esperemos que tenham gostado e que voltem.
Beijinhos e abraços da Maria e do Ivo respetivamente.
webgrafia:
https://pt.slideshare.net/AnaJoanaAIB/modelos-de-corhttps://www.w3schools.com/colors/colors_rgb.asphttps://www.w3schools.com/colors/colors_rgb.asp

Visto isto abordámos na aula diferentes tipos de modelos de cor.
O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelha,verde e azul. Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos.
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta. O modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano , magenta e amarelo. A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. O modelo CMY baseia-se na forma como a natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto.
O modelo HSV é a conceção intuitiva da técnica utilizada por uma artista ao misturar cores básicas para obtenção de outros tons compostos. A seleção e obtenção de cores no modelo HSV é muito mais intuitiva que nos modelos RGB e CMY. Seu princípio baseia-se no controle dos valores de saturação, tonalidade e valor.
-Tonalidade é a componente que seleciona a "tinta" em uso, sendo controlada pela posição angular de um ponteiro numa roda de cores definida de 0 a 359.
-Saturação é a componente que determina a pureza da cor selecionada em Hue. Todos os tons de cinza possuem Saturation = 0 e todos os Hues puros possuem Saturation = 1.
-Valor regula o brilho da cor determinada por Hue e Saturation. A cor preto possui brilho zero e qualquer valor de Hue ou Saturation. O valor 1 de Value determina uma intensidade pura de Hue+Saturation. A Figura 1 ilustra a representação gráfica deste modelo
O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.
Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.
E assim terminamos o nosso post, esperemos que tenham gostado e que voltem.
Beijinhos e abraços da Maria e do Ivo respetivamente.
webgrafia:
https://pt.slideshare.net/AnaJoanaAIB/modelos-de-corhttps://www.w3schools.com/colors/colors_rgb.asphttps://www.w3schools.com/colors/colors_rgb.asp

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