Bom dia,
Hoje vamos apresentar-vos um novo post acerca do novo tema iniciado na disciplina de Aplicações Informáticas B, o Texto. O Texto é o meio dominante para a apresentação de informação baseada em computador. O nosso post vai incidir sobre padrões de codificação de carateres e sobre a tabela de código ASCII e a de código Unicode.
A codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de carateres (representações de grafemas ou unidades similares a grafemas) com um conjunto de, por exemplo, números ou pulsos elétricos com a finalidade de melhorar e facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Exemplos comuns são o código Morse e a tabela ASCII.
ASCII codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos e 33 sinais de controlo, utilizando portanto apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos. A codificação ASCII é utilizada para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Desenvolvida em 1960, a maior parte das codificações de carateres modernas herdaram a tabela como base.O código ASCII é muito utilizado para a conversão do código binário para as letras do alfabeto maiúsculas ou minúsculas.
O código Unicode é um padão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. O padrão consiste em pouco mais de 107 mil carateres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para a codificação e um conjunto de codificações padrões de carateres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa , um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para a normalização, a decomposição, a ordenação alfabética e o rendering.
Escrevemos os nossos nomes a partir da ferramenta "ASCII Generation":
Convertemos duas imagens em ASCII:

Esperemos que tenham gostado deste nosso post.
Beijinhos e abraços da Maria e do Ivo, respetivamente.
Comentários
Enviar um comentário